Agenda

Dia 2 de Setembro: 2a. Marcha pela Ciência RJ

2a. edição da ⚛️ Marcha pela Ciência RJ: O QUE SERÁ O AMANHÃ?⚛️ 

Assim como a Beth Carvalho, nós também estamos nos perguntando: 
🎶 O que será/ o amanhã?/ Como vai ser/ o meu destino? 🎶

O que será o amanhã sem verbas para as Universidades federais, para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil? Como vai ser o futuro do país frente ao contingenciamento de recursos para áreas tão estratégicas? 

Para pressionar o governo federal a REVOGAR os cortes convidamos todos e todas para a segunda edição da ⚛️Marcha pela Ciência RJ⚛️ que será realizada no dia 2 de setembro, às 15h, na praça Mauá, bem em frente ao Museu do Amanhã.

Venham e tragam suas colegas de pesquisa, alunos, professoras, suas famílias e amigos!

momento é dramático e uma segunda marcha é necessária para mostrar aos deputados federais que estamos de olho na votação da Lei Orçamentária que vai definir a distribuição de recursos para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em 2018. 

#MOBILIZA o máximo de gente na sua universidade, no seu instituto de pesquisa e nos grupos de zap das amigas. 
O momento é de união de forças pela ciência brasileira e pelo futuro do país! 

>> Evento: 2a. edição da Marcha pela Ciência RJ
>> Local: Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã, no centro do Rio
>> Trajeto: A Marcha é tipo bloco que concentra mas não sai, ficamos parados na praça mesmo 😉
>> Data: 2/9/2017
>> Hora: 15H
>> Programação: será divulgada em breve!

R E A L I Z A Ç Ã O & PARCERIAS:
Associação dos Docentes da UFRJ (Adufrj SSind)
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh)
Associação dos Docentes da UNB (ADUnB)
Sindicato do Instituto Federal do Rio de Janeiro (Sintifrj)
Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG - Associação Nacional de Pós-Graduandos)
Associação Nacional dos Pesquisadores das Unidades de Pesquisa do MCTI (ANPesq)
e +++++++++++++++++ entidades defensoras da CT&I!

Dia 9 de agosto: Inauguração do tesourômetro em Brasília

Dia 9 de agosto: Inauguração do tesourômetro em Brasília. Agora é a vez de Brasília receber o tesourômetroO evento terá uma mesa sobre a campanha Conhecimento Sem Cortes e ocorrerá na sede da ADUnB, às 17h. É um momento marcante da nossa campanha, considerando que estaremos junto de nossos parceiros conversando sobre a situação da educação, ciência, tecnologia e inovação no país. Além disso, ultrapassando a marca de 30 mil assinaturas na última semana de julho, o evento em Brasília é uma oportunidade de chamar atenção dos políticos e, principalmente, daqueles atuando na Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação. 

O terceiro painel da campanha vai ser inaugurado na 608 Sul, no Plano Piloto. Lembrando que o painel eletrônico mostra, em tempo real, o impacto em reais dos cortes de financiamento federal para as áreas da ciência, tecnologia e humanidades desde 2015, tendo como referência o orçamento federal aprovado para aquele ano.

A campanha Conhecimento Sem Cortes é uma realização: ADUFRJ, ADUnB, SBPC, APUBHSINTIFRJ, ASFOC – Sindicato Nacional, DCE UFRJ Mário PrataAPGUFRJANPESQ e ANPG Brasil.

Participação:

✰ Representantes da ADUFRJ, APUBH, SBPC e ABC (em breve confirmaremos os nomes);

ONDE: Auditório do Centro Cultural da ADUnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro

QUANDO: dia 9 de Agosto

HORÁRIO: às 17H

Créditos de divulgação e assessoria: ASC/ADUnB. 

Dia 18 de julho: Conhecimento Sem Cortes na 69º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) + Inauguração do segundo tesourômetro!

Dia 18 de julho: Conhecimento Sem Cortes na 69º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) + Inauguração do segundo tesourômetro! Após a instalação do #TESOURÔMETRO na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em junho deste ano, o segundo painel da campanha Conhecimento sem cortes foi inaugurado no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele fica na entrada da universidade, de frente para a Avenida Antônio Carlos, um local de grande circulação de carros. O objetivo do contador é revelar ao público em tempo real o valor acumulado dos cortes de investimentos federais nas universidades federais e nos setores de ciência, tecnologia e inovação desde o início de 2015 e sensibilizar a população sobre o impacto negativo destes cortes para a produção nacional de conhecimento.

Durante a #SBPC2017, a nossa campanha lotou um auditório com a mesa “As universidades e os professores diante da crise brasileira”, as duas atividades foram parte da programação da 69ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência que ocorreu de 16 a 22 de Julho na UFMG.

Participação:

✰Tatiana Roque (ADUFRJ)
✰Giovane Azevedo (APUBH)
✰Tamara Naiz (ANPG)
✰Clelio Campolina (UFMG)
✰Helena Nader (SBPC)
✰Luciano Mendes (UFMG)

Onde: CAD 2 - Sala C 207 - UFMG 

Quando: dia 18 de julho

 13h às 14h30 

Dia 22 de junho: Lançamento da Campanha Conhecimento Sem Cortes.

Dia 22 de junho: lançamento da campanha Conhecimento Sem Cortes. Neste primeiro encontro público será realizada uma reflexão sobre o impacto dos cortes no orçamento das universidades e dos institutos de ciência e tecnologia já realizados pelo governo. É um primeiro passo para ampliar a mobilização em defesa de nossa estrutura de produção de conhecimento. Todos e todas podem se juntar a esta abrangente frente social em oposição à redução dos investimentos federais na área de ciência e tecnologia e ao sucateamento das universidades públicas e dos institutos de pesquisa no Brasil.

Apresentações:

Tatiana Roque, presidente da Associação dos Docentes da UFRJ (Adufrj-SSind);

Helena Nader, presidente da SBPC

Roberto Leher, reitor da UFRJ

Nisia Trindade, presidente da Fiocruz

Jerson Lima Silva, diretor científico da FAPERJ

Onde: Casa da Ciência da UFRJ (Rua Lauro
Müller, 3 - Botafogo, Rio de Janeiro)

Quando: dia 22/6 das 18h às 21h00