Agenda

Dia 18 de julho: Conhecimento Sem Cortes na 69º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) + Inauguração do segundo tesourômetro! 

Após a instalação do #TESOURÔMETRO na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em junho deste ano, o segundo painel da campanha Conhecimento sem cortes foi inaugurado no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele fica na entrada da universidade, de frente para a Avenida Antônio Carlos, um local de grande circulação de carros. O objetivo do contador é revelar ao público em tempo real o valor acumulado dos cortes de investimentos federais nas universidades federais e nos setores de ciência, tecnologia e inovação desde o início de 2015 e sensibilizar a população sobre o impacto negativo destes cortes para a produção nacional de conhecimento.

Durante a #SBPC2017, a nossa campanha lotou um auditório com a mesa “As universidades e os professores diante da crise brasileira”, as duas atividades foram parte da programação da 69ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência que ocorreu de 16 a 22 de Julho na UFMG.

Participação:

✰Tatiana Roque (ADUFRJ)
✰Giovane Azevedo (APUBH)
✰Tamara Naiz (ANPG)
✰Clelio Campolina (UFMG)
✰Helena Nader (SBPC)
✰Luciano Mendes (UFMG)

Onde: CAD 2 - Sala C 207 - UFMG 

Quando: dia 18 de julho

 13h às 14h30 

Dia 22 de junho: lançamento da campanha Conhecimento Sem Cortes. Neste primeiro encontro público será realizada uma reflexão sobre o impacto dos cortes no orçamento das universidades e dos institutos de ciência e tecnologia já realizados pelo governo. É um primeiro passo para ampliar a mobilização em defesa de nossa estrutura de produção de conhecimento. Todos e todas podem se juntar a esta abrangente frente social em oposição à redução dos investimentos federais na área de ciência e tecnologia e ao sucateamento das universidades públicas e dos institutos de pesquisa no Brasil.

Apresentações:

Tatiana Roque, presidente da Associação dos Docentes da UFRJ (Adufrj-SSind);

Helena Nader, presidente da SBPC

Roberto Leher, reitor da UFRJ

Nisia Trindade, presidente da Fiocruz

Jerson Lima Silva, diretor científico da FAPERJ

Onde: Casa da Ciência da UFRJ (Rua Lauro
Müller, 3 - Botafogo, Rio de Janeiro)

Quando: dia 22/6 das 18h às 21h00