Quem Somos

Conhecimento Sem Cortes é uma campanha de mobilização social aberta e supra partidária promovida por  professores universitários, cientistas, estudantes, pesquisadores e técnicos em oposição à redução dos investimentos federais nas áreas de ciência, tecnologia e humanidades e ao sucateamento das universidades públicas e dos institutos de pesquisa no Brasil.

O objetivo da campanha é monitorar e denunciar os cortes de orçamento e suas consequências negativas para a sociedade brasileira, além de sensibilizar a população para o que se produz nas universidades e nos institutos de pesquisa. Esperamos, assim, reunir apoio para pressionar o governo federal a garantir condições de funcionamento às instituições de ensino superior e de pesquisa. As primeiras articulações da campanha se deram com a organização das atividades da Marcha da Ciência, movimento internacional que aqui no Brasil contou com a participação das comunidades científicas de mais de 20 cidades.

A mobilização por #ConhecimentoSemCortes diz respeito ao modelo de desenvolvimento que queremos para o Brasil. Os ambientes de ensino superior e de pesquisa científica são fundamentais na busca de soluções para combater a pobreza, a violência, melhorar a saúde e a educação da população e proporcionar maior eficiência e sustentabilidade socioambiental nos projetos que visam o crescimento do país e a diminuição das desigualdades.

Convidamos grupos da sociedade civil organizada, professores, estudantes e técnicos para que se unam ao esforço de valorizar e proteger o pleno acesso às estruturas de produção de conhecimento para esta e para as futuras gerações. Participe da campanha assinando a petição, compartilhando conteúdos pelas redes sociais e acompanhando os eventos e o tesourômetro.

Se a sua entidade de ensino, pesquisa ou tecnologia tem interesse em se tornar parceira da campanha, entre em contato pelo comunica@adufrj.org.br.

_